sexta-feira, 8 de junho de 2012

Governador inaugura estande de PE na Rio+20 e apresenta programa PE Sustentável


O governador Eduardo Campos e o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, inauguram nesta quarta-feira (13), às 16h no Rio de Janeiro, o estande de Pernambuco na Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Em coletiva de imprensa, Eduardo Campos apresentará na ocasião o programa PE Sustentável, que visa estimular, com incentivos fiscais e financeiros, os principais eixos da economia verde (solar, eólica, biomassa e pequenas hidrelétricas), bem como tecnologias inovadoras e processos de eficiência hídrica e energética.
“Considerando o bom momento econômico do Estado, nossa expectativa com a apresentação do PE Sustentável no Rio é atrair investimentos para atividades econômicas inclusivas e sustentáveis, que de fato incentivem a geração de energias renováveis e a gestão eficiente de água e energia”, explica o secretário Sérgio Xavier, lembrando que a divulgação do programa na Rio+20 também leva em conta o fato de os temas oficiais da conferência serem: “Economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza” e “Governança - Estrutura institucional para o Desenvolvimento Sustentável”. O PE Sustentável foi formalizado pela Lei nº 14.666, de 18/05/2012.
 
Com estrutura arrojada, concebida dentro de parâmetros sustentáveis, o estande pernambucano estará instalado até o dia 22 no Parque dos Atletas, pavilhão dedicado a exposições governamentais e intergovernamentais em frente ao Riocentro. Vai reunir informações sobre projetos e ações das várias secretarias estaduais dedicados à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável, com uma programação diária de palestras e encontros com empreendedores nacionais e internacionais e as equipes das secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Desenvolvimento Econômico (SDEC).
 
“Queremos apresentar as oportunidades para investimentos verdes em Pernambuco, destacando incentivos fiscais e ações de fomento para os eixos de maior viabilidade, considerando as vocações e potencialidades do Estado”, adianta o gerente-geral de Desenvolvimento Sustentável da Semas, Carlos André Cavalcanti.
 
Confira a agenda de Pernambuco na Rio+20:
13/6 – Quarta-feira
16h - Inauguração do espaço de Pernambuco no Parque dos Atletas (em frente ao Riocentro) e apresentação à imprensa do Programa PE Sustentável.

14/6 – Quinta-feira
9h30 – Abertura do Rio Clima: evento com representantes de 20 países, que teve encontro internacional preparatório no Recife em abril, o "Pernambuco no Clima". Seu objetivo é produzir documento com metas ousadas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e evitar que o aquecimento global ultrapasse 2 graus centígrados até o fim do século, mantendo o limite de 450 partes por milhão de partículas GEE na atmosfera.

Participantes: o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso; o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; o governador de Pernambuco, Eduardo Campos; o ex-secretário executivo da Convenção de Mudanças Climáticas das Nações Unidas (UN FCCC), Yvo de Boer; o deputado federal Alfredo Sirkis (PV-RJ), que preside a Comissão Rio+20 do Congresso Nacional; e o presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).

Após a cerimônia de abertura, o governador Eduardo Campos fará a palestra "Água e Sustentabilidade no contexto de Mudanças Climáticas", em que irá mostrar como Pernambuco, apontado pela ONU como região crítica em relação aos impactos da elevação da temperatura, está se preparando para o aquecimento global no seco semiárido e no chuvoso litoral, onde o mar avança.

15/6 – Sexta-feira

14h – Auditório Master do Parque dos Atletas – Palestra do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, Sérgio Xavier, na programação oficial da Rio+20, sobre "Políticas para a Sustentabilidade e Oportunidades da Economia Verde em Pernambuco".

17/6 – Domingo
15h – Auditório do Parque dos Atletas – Palestra do presidente de Suape, Frederico Amâncio, sobre "Complexo portuário industrial de Suape - Transitando para a Sustentabilidade".

20/6 – Quarta-feira
11h – Auditório do Parque dos Atletas – Palestra do Secretario de Planejamento e Gestão do Estado de Pernambuco, Alexandre Rebelo, sobre “Governança para a Sustentabilidade – Modelo de Gestão do Governo de Pernambuco”.
 
Nesta data, o governador Eduardo Campos também participará da cerimônia oficial de abertura da Rio+20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário