segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Terra tem mais de 8 milhões de espécies, diz estudo

Estudo identifica que mais de 85% dos animais e plantas existentes são desconhecidos. Muitas espécies podem desaparecer antes mesmo de serem encontradas.

A diversidade da vida é uma das características mais marcantes do nosso planeta, mas até hoje pesquisadores e cientistas não conseguiram precisar a quantidade de plantas e animais existentes na Terra. Um estudo produzido pelo Censo da Vida Marinha, uma rede de pesquisadores de mais de 80 países, apresenta a mais recente tentativa de estimar quantas espécies existem no mundo. Segundo o estudo, o total chegaria a 8,7 milhões, com uma margem de erro de 1,3 milhão para mais ou para menos.
Apesar da margem de erro na casa do milhão, o estudo apresenta o cálculo mais preciso já feito sobre a quantidade de espécies no planeta - as estimativas anteriores variavam de 3 milhões para até 100 milhões. Os autores também distinguiram que, desses 8,7 milhões, 6,5 milhões são espéceis que vivem em terra e 2,5 milhões, no mar.
Os dados mostram o quanto a ciência ainda precisa evoluir para descrever todas as espécies: desde 1758, quando o cientista sueco Carl Linnaeus publicou um sistema de classificação biológica usado até hoje, pesquisadores já catalogaram cerca de 1,2 milhão de espécies. Ou seja, 86% das espécies que vivem na terra e 91% das que vivem no mar ainda não foram estudadas.
Segundo o estudo, do total estimado de 7,77 milhões de espécies de animais, apenas 953.434 foram descritas e catalogadas. Das espécies marinhas, 11% foram descritas e catalogadas. Entre as plantas o conhecimento é muito maior: das estimadas 298 mil espécies, 215.644 foram descritas e catalogadas.
“A questão de quantas espécies existem tem intrigado cientistas há séculos e a resposta, somada a pesquisas em distribuição e abundância de espécies, é particularmente importante nesse momento, uma vez que diversas atividades e influências humanas estão acelerando as taxas de extinção”, disse Camilo Mora, da Universidade do Havaí, um dos autores do estudo. “Muita espécies podem desaparecer antes mesmo que saibamos de sua existência, de seu nicho particular ou de sua função em ecossistemas”.
Os autores destacam a lista de espécies ameaçadas de extinção, feita pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), que estima que aproximadamente 20 mil espécies correm risco de desaparecer. A lista, no entanto, foi feita com uma amostragem muito pequena, de 1% do total de espéceis estimadas pelo estudo, o que indica que um número maior de espécies podem estar ameaçadas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário