terça-feira, 12 de julho de 2011

Cientistas descobrem vulcões nas águas das Ilhas Sandwich do Sul Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2011/07/12/cientistas-descobrem-vulcoes-nas-aguas-das-ilhas-sandwich-do-sul-924881930.asp#ixzz1RvVZNkHO © 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Doze novos vulcões descobertos nas águas do Atlântico Sul/ Divulgação

RIO - Cientistas do British Antarctic Survey (BAS) descobriram vulcões até agora desconhecidos nas águas do oceano na região das remotas Ilhas Sandwich do Sul, no Atlântico Sul. Usando um navio com tecnologia de mapeamento do fundo do mar, os cientistas descobriram 12 vulcões debaixo da superfície do mar - alguns com até três quilômetros de altura. Eles descobriram crateras de cinco quilômetros de diâmetro deixadas por vulcões em erupção e sete ativos visíveis acima do mar.
A pesquisa é importante também para entender o que acontece quando vulcões entram em erupção ou colapso debaixo d'água e seu potencial para a criação de fatores de risco, como tsunamis. Também esta paisagem, com suas águas aquecidas pela atividade vulcânica, cria um habitat rico para muitas espécies de fauna.
Falando no Simpósio Internacional Sobre Ciências da Terra na Antártida em Edimburgo, na Escócia, Phil Leat, da BAS, comentou o achado:
- Há muito que não entendemos sobre a atividade vulcânica embaixo do mar. É provável que os vulcões estejam em erupção ou colapso o tempo todo. As tecnologias que os cientistas agora podem usar a partir de navios não só nos dão a oportunidade de conhecer a história da evolução da Terra, mas também ajudam a lançar uma nova luz sobre o desenvolvimento dos eventos naturais que apresentam riscos para as pessoas que vivem nas mais povoadas regiões do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário