terça-feira, 12 de julho de 2011

Último ônibus espacial é lançado com sucesso

Missão marca a aposentadoria dos ônibus espaciais. A partir de agora, espaçonaves serão construídas pela iniciativa privada
Redação ÉPOCA, com Agência EFE
Chris O'Meara
APOSENTADORIA
Nave Atlantis é lançada com sucesso para sua última missão
O ônibus espacial americano Atlantis foi lançado com sucesso nessa sexta-feira, na missão que marca o fim de um programa de 30 anos de ônibus espaciais da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos. Cerca de 1 milhão de espectadores acompanharam o lançamento. Com o céu nublado, os técnicos da Nasa temiam que a condição climática pudesse atrapalhar a operação, mas o lançamento ocorreu sem maiores incidentes.

A espaçonave foi lançada com quatro astronautas a bordo, equipamentos e mantimentos, para uma viagem de 12 dias até a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). A nave levará o módulo multipropósito Raffaello, com cinco toneladas de mantimentos, e equipamentos científicos para abastecer a ISS, que orbita a cerca de 385 quilômetros da Terra. Além disso, transportará o experimento Robotic Refueling Mission (RRM), elaborado para demonstrar e testar ferramentas, tecnologias e técnicas necessárias para reabastecer mecanicamente os satélites no espaço.

A decisão de aposentar os ônibus espaciais foi tomada ainda no governo George W. Bush, após o acidente com o Columbia em 2003. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou o fim da era dos ônibus espaciais, mas estendeu as operações da ISS para pelo menos até 2020. A construção e desenvolvimento de espaçonaves serão delegados à iniciativa privada.

Segundo Obama, a Nasa deve passar a concentrar esforços na exploração espacial. Como os ônibus espaciais atingem apenas a órbita da Terra, não podem ser usados em missões para além da ISS. A nova "fronteira espacial", segundo o presidente, poderá ser a exploração tripulada de Marte.

Enquanto a iniciativa privada não desenvolve novas espaçonaves, as viagens à Estação Espacial Internacional serão feitas com foguetes russos. O ônibus espacial Atlantis será colocado em exposição na Florida, no Centro Espacial Kennedy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário