terça-feira, 26 de julho de 2011

Pernambuco sediará em 2013 a Reunião Anual da SBPC

Pernambuco sediará em 2013 a Reunião Anual da SBPC

Pernambuco sediará em 2013 a Reunião Anual da SBPC  

Publicada em: 11/07/2011

A Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no ano de 2013 será realizada em Recife. O martelo foi batido sábado (09), um dia antes do início da 63ª edição do evento, que acontece até o dia 15 de julho, na Universidade Federal de Goiânia (GO). A decisão foi tomada pelo Conselho Científico da organização, que recebeu sábado, do Governo do Estado, por meio do secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja, um manifesto em apoio à realização do evento em Recife em 2013. O Acre, que também entregaria um documento solicitando a realização do evento no seu Estado, retirou a candidatura em favor de Pernambuco. O pleito seguiu uma iniciativa proposta e aprovada durante a última reunião da SBPC em Recife, em 2003, de que o evento seria realizado, a cada dez anos, na capital pernambucana. Em 1993, a reunião também foi realizada em Recife.
O manifesto de apoio à realização da SBPC em Recife é pautado pelo momento favorável por que passa Pernambuco nas áreas de Ciência, Tecnlogia e Inovação. Nesse sentido, o Governo do Estado tem se esforçado para promover o desenvolvimento social e sustentável, e garantir a ampliação dos direitos da população e o acesso ao conhecimento científico e tecnológico, com o objetivo de combater as desigualdades sociais e regionais.
Esse momento pode ser evidenciado em ações como a recuperação dos investimentos em bolsas e fomento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe); a retomada do Parque de Eletro-Eletrônico de Pernambuco (ParqTel), que ficou parado por quase uma década; o apoio a um dos maiores parques de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da América Latina, o Porto Digital; o processo de criação do Parque Biotecnológico de Pernambuco; e a implantação do único Centro de Inovação da Microsoft em uma escola técnica pública do País, o MIC-Etepam, que tem formado equipes de destaque em competições mundiais, a exemplo da Imagine Cup (quatro das oito equipes brasileiras são de Pernambuco, sendo duas do MIC-Etepam).
Além disso, o processo de interiorização da Universidade de Pernambuco (UPE); a expansão das atividades do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), em apoio ao desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) do Estado; e a chegada de empreendimentos como a Refinaria Abreu e Lima, o Estaleiro Atlântico Sul (e outros que estão por vir, como o Promar), e a implantação do Polo Farmacoquímico, demonstram a necessidade de consolidação da base científica e tecnológica estadual.
A intenção é que a 65ª Reunião Anual da SBPC em Recife, no ano de 2013, ultrapasse a marca da edição de 2003 do evento, considerada a maior em número de pessoas, com 17 mil participantes. Também foi em Pernambuco que as reuniões regionais e nacional da SBPC ganharam novas áreas, como a Expociência (2003) e a Expomunicípio (2010).  

Para estimular o engajamento da comunidade científica no encontro de Recife, o Governo do Estado vai apoiar a participação dos professores da Rede Estadual de ensino, custeando as inscrições desses profissionais. A reunião deve acontecer em julho de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário