quarta-feira, 20 de julho de 2011

Usinas nucleares dos EUA não resistiriam a uma catástrofe como Fukushima

As usinas nucleares dos Estados Unidos são seguras, mas não estariam preparadas para uma catástrofe natural das proporções do terremoto e tsunami que atingiram o Japão em março de 2011, informa o relatório da Comissão Regulatória Nuclear dos Estados Unidos.

A Agência divulgou nesta quarta-feira o primeiro relatório após o incidente em Fukushima, quando um terremoto de 9 pontos na escala Richter, seguido de um tsunami, provocou falhas nos reatores da usina e liberou radiatividade no meio ambiente. Segundo o relatório, não é provável que as usinas americanas enfrentam um acidente como o de Fukushima, mas a agência recomenda uma revisão na regulação do setor.

Para a agência, os Estados Unidos têm um importante marco regulatório para garantir a segurança das operações de energia nuclear no pais, mas nem todas as iniciativas de segurança têm o mesmo peso ou consideração pelas autoridades. "O Grupo de Trabalho acredita que a melhoria do marco regulatório é uma meta apropriada, realista e alcançável", diz o relatório.

Segundo a agência, a estratégia prioritária de segurança nas usinas nucleares precisa de "reforços significativos". O relatório faz recomendações para a aumentar a proteção das usinas, prevenindo a ocorrência de fusões, e melhorar a capacidade de mitigação e preparação, possibilitando uma resposta rápida a emergências e tornando os acidentes menos prejudicais.

As recomendações não foram bem aceitas pelo setor nuclear americano. Segundo a revista Science, o Instituto de Energia Nuclear de Washington disse que não há evidências suficientes para embasar grande parte das recomendações feitas pelo órgão regulador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário