sábado, 3 de setembro de 2011

CAMPANHA "SEPARE O LIXO E ACERTE NA LATA"

Para que a nova política de resíduos sólidos fosse absorvida o mais rápido possível pela população brasileira, o Governo Federal, por meio dos ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, lançou a campanha “Separe o lixo e acerte na Lata”.
O objetivo da campanha é preparar a sociedade brasileira para uma mudança de comportamento em relação à coleta seletiva do lixo, ressaltando os benefícios ambientais, sociais e econômicos do reaproveitamento dos resíduos sólidos para o País.
Além da mobilização da sociedade, a campanha do MMA sobre os resíduos sólidos pretende:
1 – Ressaltar a riqueza ambiental e social do lixo.Na questão ambiental, serão mostrados os recursos ambientais consumidos na fabricação de produtos e a poluição provocada pela manufatura.  No que se refere à questão social, será mostrada a separação correta do lixo e o impacto positivo aos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, garantindo dignidade e renda  para essa população.
2 – Ensinar a correta separação do lixo úmido e seco
 3 – Demonstrar os impactos do lixo no meio ambiente – Nessa fase, se mostrará o impacto positivo da coleta seletiva na economia dos recursos naturais em contraposição ao impacto negativo do descarte incorreto, como a poluição do solo; a poluição do lençol freático; poluição da água, dos rios e mares e a proliferação de doenças por meio dos transmissores que são atraídos pela inadequada disposição dos resíduos.
4 – Informar sobre o valor ambiental e social do lixo – A importância para o catador, com geração de renda e inclusão social; para o município e para o meio ambiente.
 5 – Estimular a prática do consumo consciente e a redução do volume de lixo – Neste ponto será levada em consideração a avaliação da necessidade do consumo; a escolha de produtos com menor volume de embalagens; forma de descarte de embalagens para reduzir o volume do lixo.
6 – Divulgar as soluções propostas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a cerca da logística reversa dos itens previstos na lei e demais encaminhamentos do Comitê Interministerial para discussões sobre a PNRS.      

Conheça as peças da Campanha
Fotos
Mobilização
O por quê da campanha
Veja onde obter dados sobre resíduos sólidos




http://www.separeolixo.com/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário