segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Barco solar é utilizado na limpeza do açude do Zoo

Publicado em: 07/02/2012 - 15h00

O barco é movido a energia solar e  tem capacidade para transportar até seis pessoas e pode ser usado para pequenos trajetos, com grande economia, baixo ruído e emissão zero de CO2.


Um barco movido com energia 100% renovável e com emissão zero de poluentes. Essa é a proposta do “Girassol 5”, embarcação construída pelo inventor pernambucano Josué Oliveira. O barco está, desde a última terça – feira (07/02), sendo utilizado na limpeza do açude do Parque Estadual Dois Irmãos.

O veículo é composto por um bote inflável, um motor elétrico e um painel fotovoltaico (que converte o calor solar em energia elétrica). A embarcação possui ainda um sistema de baterias de caminhão de 12 volts para estabilizar a voltagem da energia em caso de variação da luz solar. Com o uso da energia solar não há nenhum risco de vazamento de gasolina ou óleo diesel no açude do Zoo evitando possíveis contaminações a vida marinha do local.

Em janeiro deste ano o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado, Sérgio Xavier, teve a oportunidade de navegar no barco. Na ocasião ele estava localizado no manguezal do Espaço Ciência, onde é utilizado nas atividades de educação ambiental do museu. Numa conversa com o inventor do barco, o secretário fez o convite para que pudesse expor o “Girassol” no Zoo e colaborar na limpeza no açude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário