quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Camaleão mais pequeno mundo encontrado em Madagáscar

17/02/12
Ilha de Nosy Hara alberga espécie que é um exemplo de nanismo insular

Investigadores alemães descobriram quatro espécies de répteis muito pequenos em Madagáscar. No estudo publicado na «PLoS ONE», explicam que se tratam de camaleões que têm apenas alguns milímetros de comprimento. Os autores concluem que estes se encontram entre os répteis mais pequenos do mundo.

Dirigidos por Frank Glaw, da Colecção Estatal Zoológica de Munique (Zoologische Staatssammlung München), os cientistas fizeram análises genéticas com as quais determinaram que os pequenos répteis são de espécies distintas.

Uma análise genética comprovou que os camaleões são de quatro espécies diferentes, o que indica que se separaram há milhões de anos. Cada espécie nova está, portanto, restrita a um território muito pequeno, sendo que o menor dos territórios tem apenas meio quilómetro quadrado.

A espécie mais pequena encontrada – Brookesia micra – só se descobriu em Nosy Hara, uma ilha extremamente pequena situada a norte da ilha principal de Madagáscar. Os investigadores sugerem que esta espécie pode representar um caso extremo de nanismo exclusivo daquela ilha, fenômeno no qual as espécies diminuem de tamanho para se adaptarem a um habitat de menores dimensões.
Outra espécie minúscula – o Brookesia tristis – foi encontrada numa parte isolada de uma floresta, perto de uma cidade. O nome foi escolhido pelos cientistas para alertar para o perigo de extinção destas espécies que são muito frágeis.

Frank Glaw adverte que é "urgente centrar esforços para a conservação de estas e outras espécies microendémicas de Madagáscar que estão fortemente ameaçadas pela desflorestação".

Artigo: Rivaling the World's Smallest Reptiles: Discovery of Miniaturized and Microendemic New Species of Leaf Chameleons (Brookesia) from Northern Madagascar

Origem: Biologias
Fonte(Referências): http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=53057&op=all
Ciência Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário