quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

2011 é o décimo ano mais quente desde 1850

SÃO PAULO, SP - O aumento na temperatura tornou 2011 o décimo ano mais quente desde 1850, quando os cientistas passaram a medir a temperatura mundial, diz a Organização Meteorológica Internacional. O relatório da agência de meteorologia ligada à ONU indica também que a extensão do gelo ártico é a segunda menor da história.
Os dados, divulgados na terça (29) na COP-17 (conferência do clima da ONU), mostram que a temperatura sofreu uma pequena redução pela ação do La Niña, fenômeno que costuma provocar o resfriamento do Pacífico. Mas, ainda assim, 2011 foi considerado um ano quente para os padrões históricos.
Nossa ciência é sólida e prova inequivocamente que o mundo está se aquecendo, e esse aquecimento é em razão da atividade humana, disse Michel Jarraud, secretário-geral da organização. Ele acrescentou que as emissões de gases-estufa estão nos níveis mais altos de todos os tempos, o que pode levar a um aumento de 2ºC a 2,4ºC na temperatura global.
A organização também alertou para o degelo no Ártico.
Em 9 de setembro, a área do gelo chegou a 4,33 milhões de km2, número 35% inferior à média entre 1979 e 2000 e pouco superior ao recorde mais baixo, de 2007.
Da Folhapress.

Um comentário:

  1. Bom Dia! Parabéns pelo blog... Estou te seguindo... Se gostar do meu blog, seja meu seguidor também! Podemos fazer uma grande parceria. Abraços

    ResponderExcluir