sexta-feira, 17 de junho de 2011

Dicas - Agrotóxicos

Dicas - Agrotóxicos

 Como diminuir o agrotóxico em sua comida
Se você ainda não é um consumidor de produtos sem agrotóxicos, seguem algumas dicas para diminuir a presença desses produtos em seu alimento:

1. Lave bem legumes, verduras e frutas e deixe-os de molho de 15 a 20 minutos em uma solução de água e vinagre.

2. Sempre que possível, descasque legumes e frutas. Você perderá algumas vitaminas, mas pelo menos terá uma alimentação mais segura.

3. Os legumes, verduras e frutas da estação possuem menos defensivos e hormônios.

4. Legumes muito grandes podem ser resultado de adubação excessiva e estimulantes artificiais.

5. Os produtos nacionais e, sobretudo, os de produção regional não requerem tantos pesticidas quanto aqueles que têm que percorrer grandes distâncias e são armazenados por longos períodos de tempo.

6. Resíduos de agrotóxicos tendem a se concentrar nos tecidos gordurosos dos animais. Se você evitar o consumo de gorduras animais, diminuirá a ingestão desses produtos.

7. No Brasil, os produtos que mais recebem agrotóxicos são: tomate, batata inglesa, morango, uvas Rubi e Itália e mamão papaia.

8. A ingestão de frutas, legumes e verduras é muito importante para a alimentação. Para evitar o consumo desses tóxicos com segurança, é melhor consumir produtos cultivados sem eles.

Fonte: Como cuidar do seu meio ambiente - Coleção Entenda e Aprenda. Unibanco Ecologia, 2002

Você sabia? O uso de agrotóxico tem causado diversas vítimas fatais, além de abortos, fetos com má-formação, suicídios, câncer, dermatoses e outras doenças. Segundo a Organização Mundial da Saúde, há 20 mil óbitos por ano em conseqüência da manipulação, inalação e consumo incorreto de pesticidas, nos países em desenvolvimento, como o Brasil.
Fonte: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

 Agricultura orgânica
A agricultura orgânica não utiliza agrotóxicos e adubos químicos, responsáveis pela contaminação de alimentos e cursos d'água. Seus insumos são rochas moídas, restos de vegetais, estercos e húmus de minhoca.

Na agricultura orgânica a vegetação nativa é tão importante quanto os campos de cultura, pois preservam a água e os inimigos naturais das pragas.

Na natureza existem venenos e remédios naturais que podem ser usados nas culturas reduzindo o impacto e a contaminação dos alimentos.

Sendo possível, procure consumir alimentos orgânicos: são mais saborosos, cheirosos, coloridos e duráveis.

Animais já podem ser tratados com homeopatia, que reduz custos e não contaminam a carne, leite e ovos.

As joaninhas se alimentam de pulgões, que atacam as culturas. A utilização maciça de agrotóxicos no combate aos insetos que atacam as plantações desequilibra o ambiente natural, por matar inclusive animais como elas. O produtor agrícola tem aliados na própria natureza.

Minhocas são indispensáveis para um solo fértil. Onde houver minhocas trabalhando existirá um bom solo para produção de hortaliças e mudas para reflorestamento.

O desenvolvimento sustentável propõe a utilização responsável dos recursos naturais, a adoção de tecnologias adequadas e minimamente impactantes e a democratização dos processos que decidem o uso dos recursos naturais.

Fonte: Associação Mineira de Defesa do Ambiente
(www.amda.org.br / dap@mma.gov.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário