sexta-feira, 17 de junho de 2011

Observatório astronômico será reinaugurado

Observatório astronômico da Torre Malakoff será reinaugurado

foto:Fundarpe

Observatório astronômico da Torre Malakoff será reinaugurado

Um dos espetáculos astronômicos mais esperados no Brasil, o eclipse total da lua, previsto para a próxima quarta-feira (15), marcará a retomada das atividades de um importante espaço científico e cultural, o Observatório da Torre Malakoff. A iniciativa será viabilizada graças a um convênio entre a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec), por meio do Espaço Ciência, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), a Sociedade Astronômica do Recife (SAR) e as universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco (UFPE e UFRPE). A reinauguração do espaço será realizada às 19h e contará com a presença de autoridades e cientistas, além do público em geral. O evento acontecerá em clima de luau, com um violeiro cantando versos sobre astronomia e o importante fenômeno lunar.

Fundado em 1850, o secular observatório pernambucano, instalado na Torre Malakoff, funcionou durante muito tempo como ambiente de divulgação científica, mas há quatro anos havia sido desativado. A reinauguração do local possibilitará a retomada da vocação histórica da Torre, com atividades lúdicas de aprendizagem, videodebates, palestras, minicursos, exposições, entre outros. “Como professora, eu sei da importância da ativação desse espaço. Para nós, essa iniciativa é uma honra e prova que a parceria entre arte e ciência dá certo”, disse Fátima Bulcão, gestora da Torre Malakoff, espaço vinculado à Fundarpe.

Inicialmente, o observatório será aberto ao público às sextas-feiras e domingos, das 16h às 19h. Durante os dias, monitores das instituições parceiras estarão presentes para dar explicações aos visitantes, orientar sobre o funcionamento de lunetas e telescópios, e tirar dúvidas. O espaço funcionará no 4º e no 5º andar da Torre Malakoff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário