quarta-feira, 8 de junho de 2011

XIV CONGRESSO LATINOAMERICANO DE CIÊNCIAS DO MAR


A Associação Latino-Americana de Pesquisadores em Ciências do Mar – ALICMAR e a Associação Brasileira de Oceanografia – AOCEANO anunciam a realização da décima quarta edição do Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar – XIV COLACMAR, a ser realizado entre os dias 30 de outubro e 04 de novembro de 2011, na cidade de Balneário Camboriú, litoral centro-norte do Estado de Santa Catarina, Brasil.

HISTÓRICO DO COLACMAR

Iniciava-se a década de 1970 quando um grupo de cientistas latino-americanos decidiu interagir conhecimentos e interesses sobre as ciências oceanográficas, então vindouras ainda naquela época. Nascia, assim, a Asociación Latinoamericana de Investigadores em Ciências Del Mar – ALICMAR. Esse grupo propôs entre si a realização de reuniões técnico-científicas que se aprofundariam em debates sobre assuntos pertinentes exclusivamente à Oceanografia Biológica e pesquisas afins. Assim, ocorreram de 1974 a 1983, bianualmente a partir de 1979, os chamados Simpósios Latino-americanos sobre Oceanografia Biológica, tendo como sede, respectivamente, México (por duas vezes), Venezuela, El Salvador, Equador, Brasil, Costa Rica e Uruguai. Em número de trabalhos, nesse período foram submetidos quase mil, mostrando um potencial que merecia ser ampliado em abrangência e participação.
abertura_colacmar2007 Abertura do XII Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar, cidade de Florianópolis, Brasil (2007). Foto: Acervo fotográfico AOCEANO.

Com essa intenção, e tendo em vista a aproximação cada vez maior de oceanógrafos físicos, químicos e geológicos, em 1985 a ALICMAR promove o I Congresso Latino-americano de Ciências do Mar – COLACMAR, na cidade de Santa Marta, na Colômbia. Em Lima, no Peru, em 1987, o evento contou com 225 trabalhos submetidos. O marco de 792 trabalhos submetidos é registrado na 4ª edição do evento, ocorrida em Mar Del Plata, Argentina, em 1995, e de lá para cá o número de trabalhos submetidos cresce tanto quanto o número de participantes.

Em sua antepenúltima edição, em Viña del Mar, no Chile, 2005, foram mais de mil congressistas, sendo que posteriormente, na cidade de Florianópolis, em 2007, reuniram-se 2.630 congressistas, e mais recentemente, em Havana, Cuba, 2009, aproximadamente 1100 congressistas se reuniram para discutir os distintos temas ligados ao desenvolvimento técnico-científico das ciências do mar.

Atualmente, são inúmeros os temas abordados nas edições do COLACMAR. Diferentemente dos simpósios do passado, quando os temas já se ampliavam para os aspectos da biologia e dos ecossistemas costeiros, a contaminação ambiental, e o ensino da Oceanografia e as políticas de cooperação regional, atualmente os temas se expandem para a educação ambiental, a tecnologia de alimentos, os processos costeiros e oceânicos, as mudanças climáticas globais, a Agenda 21 e as políticas públicas, as operações sísmicas e a exploração do petróleo e do gás natural, entre tantos outros. Um grande avanço em termos de conteúdo técnico-científico, somente comparável aos grandes fóruns internacionais acerca dos temas supracitados.

No Brasil, a ALICMAR cedeu à realização de três edições do COLACMAR. A primeira, em 1978, aconteceu no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, e, quase vinte anos depois, em 1997, Santos, no litoral paulista, sedia a sétima edição do evento, novamente organizado pelo Instituto Oceanográfico da USP. Mais recentemente, em 2007, foi a capital do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, que realizou a décima primeira edição do congresso.
abertura_colacmar2009 Abertura do XIII Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar, cidade de Havana, Cuba (2009). Foto: Acervo fotográfico AOCEANO.

Em 2009, seguindo o mesmo pensamento empreendedor dos pioneiros latino-americanos, porém carregando na bagagem a experiência de organizar grandes eventos brasileiros e internacionais, a Associação Brasileira de Oceanografia – AOCEANO levou à Havana (Cuba) a proposta, aceita pela ALICMAR, de sediar mais uma edição do COLACMAR.

A Comissão Organizadora do XIV COLACMAR espera reunir na cidade de Balneário Camboriú mais de 2500 congressistas, estimativa esta consubstanciada pelo sucesso das quatro edições da série do Congresso Brasileiro de Oceanografia, realizadas em 2004 (Itajaí, SC), em 2005 (Vitória, ES), em 2008 (Fortaleza, CE) e em 2010 (Rio Grande, RS), oportunidades que contaram com 2211, 1876, 2247 e 2.197 congressistas, respectivamente. Ainda, em 2007, organizou juntamente com a ALICMAR o XII COLACMAR, que contou com 2.630 congressistas.

Para tanto, para a realização do XIV Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar – COLACMAR - foi locado um dos mais importantes e modernos centros de convenções do Brasil, o Centro de Eventos do Hotel Recanto das Águas (www.hotelrecanto.com.br), estrategicamente localizado em uma praia com belezas cênicas incomparáveis (praia do Buraco), e ao lado de um dos mais importantes balneários turísticos do Brasil, espaço este que certamente abrilhantará esta próxima edição do Congresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário