segunda-feira, 27 de junho de 2011

Oceanos à beira da devastação

RIO - Os oceanos do mundo enfrentam uma perda de espécies sem precedentes, comparável a períodos históricos de extinção em massa, segundo relatório do Programme on the State of the Ocean (IPSO) e do International Union for the Conservation of Nature (IUCN). Os mares estão se degenerando rapidamente devido a fatores como aquecimento do clima, acidificação da água do mar, poluição e pesca predatória.
Os cientistas comparam a atual extinção das espécies — peixes grandes, pequenos e corais — aos períodos Ordoviciano-Siluriano de 450 milhões de anos atrás, ao Cretáceo, que extinguiu os dinossauros da Terra e ao pior deles, o Permiano, de 251 milhões de anos, que eliminou 70% das espécies terrestres e 96% das marinhas.
O estudo conclui ainda que a velocidade de destruição é mais rápida que o previsto. — Se considerarmos o efeito cumulativo nos oceanos, as implicações do que a humanidade fez é muito pior do que achávamos que seria — acredita Alex Rogers, professor da Universidade de Oxford e diretor-científico do IPSO.
.
POSTADO ÀS 15:49 EM 23 DE Junho DE 2011
pela Da Agência Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário