sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Consema se reúne em Serra Talhada para avaliar impactos ambientais da região

 
 
Sérgio Xavier, fará balanço da nova secretaria estadual e apresentará propostas de fortalecimento do Consema, que terá plano de metas em 2012 e suportes técnicos para as novas câmaras técnicas


O Conselho Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (Consema) se reúne nesta quinta e sexta - feira (24 e 25/11), no município de Serra Talhada (a 415 km do Recife) para discutir os problemas sócioambientais das regiões do Sertão. A reunião acontece a partir das 8h no auditório do Hotel São Cristovão, na Av. João Gomes de Lucena, 3478.

No primeiro dia de reunião (quinta-feira 24/11) o Conselho realiza audiência pública com a participação das prefeituras, câmaras de vereadores, organizações não governamentais, sociedade civil e empresários, entre outros segmentos. Um ciclo de oficinas também será realizado neste dia. Serão abordados os temas: Combate à desertificação; Gestão de resíduos sólidos; e a preservação do bioma Caatinga.

Na sexta–feira (25/11) a diretoria de Engenharia e Meio Ambiente do Complexo Industrial de Suape vai apresentar os relatórios do Projeto Suape Sustentável mostrando o andamento das ações para superar todo o passivo ambiental do complexo industrial-portuário.

O secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, fará um balanço dos 8 meses da recém-criada Semas e apresentará propostas de fortalecimento do Consema, que passará a ter um plano de metas em 2012 e suportes técnicos e operacionais para as novas câmaras técnicas criadas em 2011. Sérgio Xavier também apresentará proposta da criação do Sistema Estadual de Financiamento da Gestão Ambiental - Finamas e informará sobre o andamento da implantação do Sisemas - Sistema Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Abaixo segue a pauta geral da reunião

 
PAUTA DA LXVII REUNIÃO ORDINÁRIA

24 de novembro de 2011 - Quinta-feira
08:00 h
-        Credenciamento



09:00 h
Abertura
-        Dr. Sérgio Xavier – Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco e Presidente do CONSEMA/PE



09:30 h
Apresentação de lançamento da Pré-conferência Estadual sobre Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga
-        Dr. Pedro Henrique Freire Araújo – Gerente de Desenvolvimento Territorial da Superintendência Estadual do Banco do Nordeste



09:40 h
Oficina sobre a Problemática Ambiental nas Mesorregiões do Sertão e do Sertão do São Francisco

Tema 1: Combate a Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca
Coordenador do Grupo Temático: Dr. Sérgio Mendonça
Gestor do Programa do Semiárido, Caatinga e Combate à Desertificação

Tema 2: Resíduos Sólidos
Coordenadora do Grupo Temático: Dra. Eliane Bastos
Analista de Desenvolvimento Ambiental – SEMAS/PE

Tema 3: Preservação do Bioma Caatinga
Coordenadora do Grupo Temático: Dra. Giannina Cysneiros
Gerente Geral de Desenvolvimento Sustentável – SEMAS/PE, em exercício.



12:00 h
Parada para o Almoço



13:30 h
Apresentações do Relator e de 2 (dois) membros eleitos pelo Grupo:
-        Debates e Encaminhamentos de Propostas



17:00 h
Coffee Break de Encerramento


25 de novembro de 2011 - Sexta-feira
08:20 h
Abertura e Posse dos Novos Conselheiros e Conselheiras
-        Dr. Sérgio Xavier – Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco e Presidente do CONSEMA/PE


08:30 h
2ª Apresentação para debate e votação do:
Relatório Final sobre a revisão da Resolução CONSEMA/PE nº 03/2000, que criou as Câmaras Técnicas do Conselho elaborado pelo Grupo de Trabalho instituído pela Resolução CONSEMA/PE nº 01/2011.
-        Dra. Denise de Freitas Castro – Conselheira representante da Fundação Mamíferos Aquáticos – ONG com atuação marinha e Presidente do GT.


11:30 h
Apresentação do Projeto Suape Sustentável e do andamento do passivo ambiental, com o balizamento técnico e legal utilizados e seus procedimentos.
-        Diretoria de Engenharia e Meio Ambiente do Complexo Industrial de Suape.


12:00 h
Planejamento para construção da agenda do CONSEMA/PE - exercício de 2012
-        Apreciação e debate sobre as sugestões encaminhadas a Secretaria Executiva do Conselho, em atendimento ao Ofício CONSEMA /  PE nº 100/2011, para aprovação.


13:00 h
-        Informes gerais


13:30 h
Encerramento e almoço

Nenhum comentário:

Postar um comentário