sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Semas articula integração de projetos com tecnologias sustentáveis em Caruaru

Publicado em: 23/11/2011 - 08h30

 
Gestores da secretaria estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) discutem com lideranças comunitárias e dirigentes da Organização de Articulação no Semiárido(Asa) o fortalecimento de projetos sustentáveis

O secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, visita nesta quarta (23/11) comunidades na área rural de Caruaru, onde estão sendo implantados projetos usando tecnologias sustentáveis para conservação de água, uso de energias renováveis e agroecologia. Xavier reunirá com lideranças comunitárias e representantes da ASA-PE - Articulação no Semi-Árido Pernambucano, uma rede formada por organizações não governamentais (ONGs), sindicatos, associações de pequenos produtores rurais, de mulheres e outros movimentos da sociedade civil. A ASA/PE visa o desenvolvimento social, econômico, político e cultural da região semiárida e a melhoraria da qualidade de vida de sua população.

Atualmente diversas organizações integrantes da ASA/PE executam em Pernambuco o Programa de Formação e Mobilização Social para Convivência com o Semiárido, que tem duas ações o Programa Um Milhão de Cisternas Rurais (P1MC) e o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). Estes programas destinam-se a melhorar a qualidade de vida dos agricultores/as familiares, através da construção de cisternas de placas e calçadão, barragens subterrâneas e tanques pedras, propiciando água para o consumo humano e fins produtivos.

Além disso, as famílias e comunidades beneficiadas são mobilizadas para participarem efetivamente do processo de construção e de espaços de qualificação profissional e formação cidadã, que ocorrem através de capacitações técnicas, intercâmbios e sistematizações coletivas de experiências agroecológicas bem sucedidas. Os programas estimulam as famílias a serem protagonistas das ações desenvolvidas em suas propriedades e comunidades rurais, propiciando segurança hídrica, alimentar, geração de renda e organização comunitária de forma sustentável.


Segundo seus dirigentes, “a ASA/PE constitui também um espaço coletivo de reflexão e elaboração de proposições de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável no estado. Enquanto articulação assume espaços de representação no Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável, Conselho de Segurança Alimentar, entre outros”.


“O trabalho em rede, articulado pela ASA, é um exemplo que deve ser apoiado e fortalecido no processo de construção de um novo modelo de desenvolvimento sustentável nas áreas rurais”, disse Sérgio Xavier. Também participam do encontro em Caruaru, Roberto Leandro, gerente geral de articulação da Semas e Sérgio Mendonça, gestor de projetos de combate à desertificação.



Saiba mais sobre a ASA - http://asapernambuco.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário