sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Marcelino Granja abre o Observanordeste

Publicada em: 24/11/2011
Marcelino Granja abre o Observanordeste

O secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Marcelino Granja, participou na tarde desta quarta (24) da abertura do XIII Simpósio Observanordeste, realizado na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Com o tema Nordeste 2001 – 2010: Crescimento, Mudanças e Desafios, o simpósio, que se estende até amanhã, pretende fazer uma reflexão sobre as mudanças econômicas, sociais e políticas no Nordeste, de 2001 a 2010.

O evento dá sequência a uma tradição do Observatório de discussão de temas regionais contemporâneos, por meio de conferências, exposições e debates, com o objetivo de contribuir para a formulação de políticas públicas mais justas e democráticas.

“É de grande importância um debate em torno desse momento especial, de grande crescimento econômico, pelo qual passa o Nordeste. Precisamos analisar esse momento para identificar as formas de atuar e, com isso, acelerarmos o processo de desenvolvimento”, destacou o secretário. Na ocasião, Marcelino Granja observou a necessidade de um protagonismo mais ativo das classes populares em uma plataforma política de desenvolvimento regional.

O evento contou com a presença de estudiosos e pesquisadores de diversos estados nordestinos para debater o crescimento econômico ocorrido em seus estados na última década e sua repercussão no plano social. “Precisamos analisar o porque do Nordeste ter mudado e avaliar o nível dessa mudança”, destacou o presidente da Fundaj, Fernando Freire.
   
O Observatório Social do Nordeste (Observanordeste) é um programa institucional da Fundaj, com a colaboração de parceiros, na forma de um fórum de acompanhamento, reflexão e debates qualificados sobre a realidade social dos nove estados da Região Nordeste: MA, PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE e BA.

Ele não se orienta, contudo, por uma estreita visão "regionalista", e sim pela compreensão de que a problemática regional estende-se para muito além dos limites da nossa Região, implicando uma contextualização nacional e internacional. O Observanordeste pretende preencher uma lacuna constatável no Nordeste, referente à inexistência
de um ambiente integrado em nível regional de debate intelectual aprofundado sobre a realidade social, econômica, cultural e política especificamente da nossa região, ao qual se tenha acesso público e universal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário