quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Ibama e Exército vão implodir viveiro de camarões irregular

NATAL, RN - O Ibama realiza nesta quinta, 10/11, ação inédita no RN: a implosão de um viveiro de camarões irregular. A operação será realizada com o apoio do Exército e vai mobilizar cerca de 30 homens, entre analistas ambientais, militares especializados em explosivos e pessoal de apoio.
O objetivo da ação – determinada pela Justiça Federal - é destruir um tanque para cultivo de camarões que foi construído sobre área de manguezal. Desde 2000 o Ibama vem autuando e embargando o empreendimento, localizado no litoral sul do Estado, mas seu proprietário não providencia as licenças ambientais necessárias e não respeita os embargos. No total já foram aplicadas quatro multas (2000, 2006, 2009 e 2011), cuja soma é de cerca de R$ 30 mil.
A implosão do tanque, que tem aproximadamente um hectare de área, será feita em dois pontos dos taludes. No primeiro ponto serão utilizados 40 kg de explosivos e no segundo, 20 kg. Com as aberturas, as águas do estuário da região poderão penetrar livremente, favorecendo a regeneração espontânea do manguezal na área.
A primeira explosão está prevista para acontecer às 10h da manhã. A segunda deve ocorrer entre 30 minutos e uma hora após a primeira. A distância de segurança para os jornalistas é de cerca de 400 metros. Antes das explosões, jornalistas poderão filmar e fotografar as cargas explosivas. Segundo os militares do 7º Batalhão de Engenharia de Combate, a primeira explosão deverá provocar um cogumelo de fumaça com dezenas de metros de altura. A expectativa é que por volta das 15h as águas da maré enchente comecem a entrar no tanque pelas aberturas propiciadas pelas explosões.
Texto da Ascom do Ibama-RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário